INSCRIÇÕES E PROGRAMAÇÃO

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

::::::  INSCRIÇÕES AQUI :::::: ENTRADA FRANCA  ::::::::

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

COORDENAÇÃO GERAL
Grupo de Pesquisa Realidades

Universidade São Paulo

Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Artes Plásticas

Profa. Dra. Silvia Laurentiz
Telefones (011) 3091-4084 

28 a 30 de novembro de 2012
Horário: das 13 às 18 hs

Local: Dias 28 e 30 – Auditório “Paulo Emílio”, 2º andar, Escola de Comunicações e Artes – USP – Prédio Central. Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária.

Dia 29 – Auditório “Lupe Cotrim”, 1º andar, Escola de Comunicações e Artes – USP – Prédio Central. Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária.

ENTRADA FRANCA

O 3º Encontro Internacional de Grupos de pesquisa: “Realidades Mistas & Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia” será uma parceria entre a Universidade de São Paulo e Universidade Estadual Paulista, com realização do Grupo de Pesquisa Realidades -ECA-USP, Departamento de Artes Plásticas -, coordenado pela Profa. Dra. Silvia Laurentiz. O evento tem apoio da Capes e Fapesp. O formato segue uma estrutura de seminário, onde se pretende discutir questões relacionadas aos 3 grupos de pesquisa participantes: Grupo GIIP – Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia – IA-Unesp/CNPq – coordenado pela Profa. Dra. Rosangella Leote; Grupo CAT – ciência/Arte/Tecnologia – IA-Unesp/CNPq – coordenado pelo Prof. Dr. Milton Sogabe; e pelo GRUPO DE PESQUISA REALIDADES – da realidade tangível (extramentis) à realidade ontológica – (intramentis) ECA-USP/CNPq coordenado pela Profa Dra. Silvia Laurentiz. O encontro pretende promover ambiente de troca e discussão sobre questões para a relação entre arte, ciência e tecnologia e seus efeitos estéticos, resultado de uma colaboração entre diferentes campos de conhecimento. Visa promover um cruzamento entre uma produção teórica e artística no intercâmbio entre diversas áreas do saber. O Encontro foi planejado sob 3 grandes temas: “Arte e Complexidade do Conhecimento”, “Arte e Neurociência”, e “Arte, Tecnologia e Interação”.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

BREVE APRESENTAÇÃO DOS PALESTRANTES CONVIDADOS:

Jorge Albuquerque Vieira (Brasil)

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (1969), mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Atualmente é professor no Programa de Estudos Pós- Graduados em Comunicação e Semiótica da PUCSP, onde tem lecionado a disciplina “Sistemas Sócio-Organizacionais – Sistemas Semióticos em Ambientes Midiáticos”, com ênfase em fundamentos da Teoria da Complexidade segundo uma Ontologia Sistêmica.Fez seu Mestrado em Física de Reatores, na COPPE/UFRJ, quando tentava conciliar a Física de Partículas e Nuclear com interesses sobre questões da Evolução Estelar. A partir de 1978, retornou aos seus estudos em Gnosiologia e Metodologia, quando passou a empregar métodos semióticos na análise de sinais de origem astrofísica. Aposentado pela UFRJ, após aproximadamente 30 anos de trabalho no Departamento de Astronomia, voltou-se finalmente para aspectos mais gerais da Semiótica e da Comunicação, trabalhando fundamentalmente a interseção entre Semiótica e a Ontologia Sistêmica. Suas áreas de interesse são: Teoria Geral de Sistemas, Teoria do Conhecimento, Teoria da Complexidade e Semiótica Peirceana.

Raul Niño Bernal (Colômbia)

Professor da Pontifícia Universidade Javeriana – Colômbia, com pós-graduação pela Universidade Externa da Colômbia, Bogotá, 1986. Especialista em Gestão Cultural pela Faculdade da Universidade de Nuestra Señora del Rosario, Bogotá 1994. Pesquisa as questões estéticas contemporâneas relacionadas à neurociência. Sua área de conhecimento tem gerado uma exploração de campos perceptivos que ressoam tanto em pesquisas com neurônios, quanto na evolução tecnológica da computação. Avançar para uma compreensão matemática a nível molecular e nos preparar para a inteligência das gerações futuras tem sido sua temática principal. A chave é a hibridização das sinapses de chips de bioeletrônicos. Isso quer dizer que tudo acontece através da informação eletrônica e a estética não é apenas representativa da criação e inovação, mas é também cerne do conhecimento.

 Yael Kanarek (Israelense-Americana)

Yael Kanarek é artista (media artist) e trabalha com a hipótese de que a linguagem e números transformam a realidade, e que essa realidade é um campo totalmente subjetivo e singular. Seu foco de estudo investiga a relação entre línguas e números operando uma paisagem emocional, no momento em que embaralham propriedades físicas: matéria, forma e som. Empregando modelos de autoria (storytelling, código de computador, e várias línguas), Kanarek explora limites filosóficos, artístico e científico; assim como a relação entre o público e o privado. Yael tem participado de exposições internacionais desde 1995. Seus trabalhos foram vistos no SFMOMA, Whitney Museum, Museu Judaico e Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Atenas, Grécia. Foi premiada com o Rockefeller New Media, e contemplada com a Residência Eyebeam Art + Techonology Center – NY (http://www.eyebeam.org/). Entre outras publicações constam New York Times, Flash Art Itália (www.flashartonline.it), e mais recentemente no Art Review (http://www.artreview.com), em conjunto com sua exposição, em Londres. Yael fundou a rede Upgrade!Internacional em 1999 (http://www.theupgrade.net/). Tem MFA Rensselaer Polytechnic Institute – NY.

:: PROGRAMAÇÃO COMPLETA E GRADEAMENTO ::

gruporealidades

Anúncios
Be the first to start a conversation

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: